16210-nqj8yo

Chocolate e Saúde

16210-nqj8yo

Apreciado há mais de 4000 anos pelas civilizações Maia e Azteca, o cacau era já nessa altura consumido pelas suas propriedades nutritivas e energéticas.

O cacau era consumido sob a forma de bebida, chamada Xocolatl, uma bebida quente, amarga e espessa preparada a partir de cacau torrado e moído, água, milho e especiarias (canela, baunilha, malagueta). Historiadores contam que o imperador Asteca Montezuma consumia cerca de 50 cálices da bebida de chocolate por dia.

Apesar de ser um fruto com um valor calórico elevado, as suas calorias não são “vazias”, sendo um dos alimentos mais complexos que conhecemos, com mais de 300 compostos químicos ativos, repleto de nutrientes e com um alto teor de polifenóis, conhecidos pelo seu efeito antioxidante.
O cacau, na sua forma pura, contém mais antioxidantes do que as uvas, mirtilos, framboesas, açaí, romãs e sementes de goji combinados.
Este superalimento ainda fornece vitaminas do complexo B, como a B2 e B12 e ainda minerais essenciais, como o fósforo e magnésio. Contém também crómio, mineral importante para o controlo dos níveis de açúcar no sangue.

Para obtermos todos estes benefícios do cacau, devemos consumi-lo na sua forma pura, os Nibs de cacau, torrados ou crus (mais antioxidantes), ou então, na forma habitualmente mais apetecível, o chocolate negro.

Quanto mais alta a percentagem de cacau do chocolate, maior é o seu teor de antioxidantes e de fibra, e logo, maiores são os seus benefícios.
O ideal será começar a partir dos 70% de cacau. A partir destas percentagens, o chocolate negro pode ser consumido diariamente, tendo sido validados os seus efeitos positivos na saúde do coração, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo doenças cardiovasculares. Adicionalmente, o chocolate tem ainda efeitos comprovados na melhoria da concentração, melhoria do humor, e também, quando consumido em moderação, na manutenção de peso, pois estimula o metabolismo ao mesmo tempo que tem efeito saciante. É importante reforçar, que estes benefícios estão associados a um consumo diário moderado (25g a 50g) de chocolate negro com pelo menos 70% de cacau.

Quando se fala dos benefícios do chocolate, é importante também salientar que estes estão mais presentes em tabletes produzidas de forma artesanal, ou seja, com menos processamento. Isto porque, quando mais processado é o cacau, menor é o seu teor em antioxidantes e minerais. A produção artesanal, e em pequena escala, tal como é o chocolate Bean-to-Bar, permite que se obtenha uma tablete de chocolate mais pura, mantendo as qualidades originais do cacau.

Principais Benefícios do Chocolate

PROTEGE O CORAÇÃO!

Pelo seu alto teor em antioxidantes (flavonoides), o Chocolate Negro protege e melhora a saúde cardiovascular. 40 g de chocolate negro acima dos 70% pode conter entre entre 400 e 800 mg de antioxidantes.

MELHORA O HUMOR!

O chocolate é um antidepressivo natural! O chocolate contém o triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, que é o neurotransmissor da felicidade, da sensação de prazer e de bem-estar. Esta comprovado que consumir chocolate negro diariamente melhora o nosso humor!

MELHORA A FUNÇÃO CEREBRAL!

O chocolate tem um efeito estimulante devido à presença da teobromina, uma substância semelhante à cafeína que ajuda a despertar e a concentrar. É por isso que um Chocolate, preferencialmente Negro, é sempre um ótimo aliado quando precisamos de nos concentrar no estudo ou no trabalho!

PREVINE CÁRIES !

Ao contrário do que se pensa, o chocolate negro (com maior teor de cacau) previne o aparecimento de cáries, devido à presença da teobromina, que tem um efeito antibacteriano, protegendo os dentes!

ACELERA O METABOLISMO!

O chocolate Negro com mais de 70%, consumido com moderação, acelera o metabolismo. Adicionalmente, por ser mais rico em cacau, tem maior teor de fibra e tem por isso, um efeito saciante.

PREVINE A INFLAMAÇÃO!

As fibras não digeridas do cacau interagem com as bactérias do estômago criando um efeito anti-inflamatório! Tem sido estudado o seu efeito protetor no cancro do cólon!